POP Music

O Pop surgiu nos Estados Unidos na década de 50. O estilo musical é marcado pela conservação da estrutura formal da música: “verso – estribilho – verso”, executada de modo sensível e melódico, normalmente assimilado por um grande público. Ainda são características dos cantores Pop o hábito de fazer cenários de shows extravagantes, muita dança e inúmeros outros artifícios.

Música pop é um gênero musical que não presenta um ritmo específico, mas um sistema de valores que envolve espetáculo no palco, moda visual e empatia entre o público juvenil. É um tipo de música que alcança um alto número de vendas ou execuções. A música pop tem como marca a apreciação por parte de todo tipo de público. Os artistas que se dedicam a compor canções no estilo pop têm como principal objetivo a sua audiência e o seu sucesso comercial, muitas vezes cantando em diversos gêneros musicais.

Anos 1930 e 1940

Surgem estilos que influenciariam mais tarde o desenvolvimento do Pop, incluem o Blues (vindo de Chicago), e da Country Music (vinda do Tennessee), que se fundiram para criar o Rock and Roll.

Anos 1950 O (Os primeiros do pop)

Os primeiros artístas da música Pop incluem Bing Crosby, Frank Sinatra, Dean Martin, Bobby Darin, e Peggy Lee, outros artístas como Bill Haley and his Comets, Fats Domino, Little Richard, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Elvis Presley, Eddie Cochran, Gene Vincent, Carl Perkins e grupos Doo Wop (grupos vocais sem instrumentos, podem ser comparados às boy bands de atualmente. Eram bandas em que era usado somente a voz, sem instrumentos.) se tornam populares entre a geração mais jovem.

Anos 1960

Ídolos dos adolescentes da música Pop nos anos 1960 incluem Johnny Tillotson, Bobby Vee, Brian Hyland, Tommy Roe, Gene Pitney, e Frankie Avalon. Outros músicos Pop de sucesso incluem Carole King, Neil Diamond, Burt Bacharach, Dion DiMucci, The Four Seasons, o Surf Rock e o Rock Instruemntal de The Ventures e The Shadows, surgimento da Soul Music e do Funk, com artistas como James Brown, Ike & Tina, Aretha Franklin, Isley Brothers, Ray Charles, Stevie Wonder, The Temptations, The Marvelettes, The Four Tops, The Supremes, Marvin Gaye, Bob Dylan, e Simon and Garfunkel,e Roy Orbinson e algumas do repertório dos The Beatles (Invasão britânica) que não continham muitos elementos componentes do pop mas atingiam a massa fazendo-as assim Pop e também a dupla Sonny & Cher, que durante o verão de 1965, gravaram e lançaram o álbum Look At Us. A música escolhida para divulgar o álbum, I Got You Babe, virou uma assustadora febre entre os adolescentes, alcançando o primeiro lugar nos charts americanos e britânicos e transformando a dupla em um dos ícones máximos da cultura hippie.

Anos 1970

A proliferação de novos sons vindos da disco e dos Bee Gees, o piano-based pop de Billy Joel e Elton John, os estilismos country dos Eagles, e o rock influênciado pop de Rod Stewart, Steely Dan, e Fleetwood Mac. ABBA, Bee Gees (graças ao sucesso do filme Os Embalos de Sábado à noite estrelado por John Travolta) e os irmãos The Jacksons foram influentes na cena da música pop dos anos 1970. Na Europa as pistas de dança ferviam com a chegada do europop; já na américa, "Grease - Nos Tempos da Brilhantina, estrelado por John Travolta e Olivia Newton-John foi considerado o maior musical da história do cinema, em 1978 transformou John e Olivia em referências do movimento discoteque, o que permanece até os dias de hoje.

Anos 1980

Notáveis destaques para a música Pop nos anos 80 são o lançamento do segundo e terceiro álbuns de Michael Jackson: Thriller, que se tornou o álbum mais vendido de todos os tempos, conta com seus maiores sucessos como Billie Jean (com essa música que era realizado seu passo de dança mais famoso, o Moonwalk), Beat It e a canção Thriller, que conta com o videoclipe mais revolucionário da história (anos depois a MTV nomeou-o como o Melhor Videoclipe da história). E em 1987, Michael lançou Bad, que por muitos anos foi o segundo álbum mais vendido da história. Atualmente ainda continua entre os mais vendidos. Tal álbum é o 1º a conseguir 5 músicas em 1º lugar na Billboard. Destaques para canções como: Bad, The Way You Make Me Feel, Man in the Mirror e Smooth Criminal. Foi para a divulgação desse ultimo álbum que Jackson realizou a turnê mais lucrativa da década.Surgimento da New Wave e os álbuns de Madonna: Like a Virgin, True Blue e Like a Prayer, que ainda artistas pop décadas depois.

Anos 1990

Os Anos 1990 e o século XXI foram marcados pelo ressurgirmento das têndencias das boy bands (grupos compostos por 5 a 6 garotos vocalistas) e das girl groups (grupos musicais composto de 4 a 5 garotas vocalistas).Do Reino Unido vieram boybands como Take That, Blue e Five, e enquanto a Austrália trazia Boys from Oz. E grupos irlandeses durante esse período incluem Boyzone e Westlife. Já as grupos femininos mais conhecidos foram Sugababes, All Saints, TLC e Destiny's Child. A mais famosa de todos os grupos foram as Spice GirlsNew Edition, New Kids on the Block seguido pelos Backstreet Boys, Hanson e 'N Sync e, na virada do milênio o cantor afro-americano: Brian McKnight e as pop princesses: Britney Spears e Christina Aguilera, com aspirantes a nova Madonna como, Jessica Simpson e Mandy Moore.
O cantor Michael Jackson, apesar de se envolver em muitas polêmicas nesta década, abre a década com o sucesso do Album Bad, lançado ainda na década anterior, e lança mais três álbuns: Dangerous (o álbum masculino mais vendido nessa década), o álbum foi puxado pela música carro-chefe Black or White que detém o recorde de Maior Audiência em uma estreia de videoclipes.

Anos 2000

Britney Spears, que se tornou a cantora mais popular dos anos 2000, apos do sucesso do primeiro album, …Baby One More Time (30 milhões - 1999), lança álbuns como: Oops!… I Did It Again (25 milhões - 2000), Britney (17 milhões - 2001) e In the Zone (12 milhões - 2003). Este último, seu primeiro single foi um dueto com Madonna, denominado Me Against the Music. Britney Spears é considerada a "Princesa do Pop" e a artista que mais vendeu nessa década. Entre 2005 e 2007, fica longe da música por problemas pessoais, mas consegue dar a volta por cima com seus álbuns Blackout e Circus, entre 2007 e 2008, e seus clipes de grande sucessos como Piece Of Me, Break The Ice, Womanizer e Circus. Como parte de sua volta, realiza uma turnê mundial para a promoção de Circus, denominada The Circus Starring: Britney Spears. No final do ano, Britney lançou mais uma coletania , e lançou o single 3 como carro-chefe, que estreou em  no HOT 100 da Billboard. Para 2010, Britney planeja um album novo, segundo rumores.Também nessa época, assitiu o crescimento da explosão de Pop Latino com Juanes, Shakira, Jennifer Lopez, Ricky Martin, Thalia, Enrique Iglesias, e Marc Anthony.Em 2002 a dupla Sandy & Junior ja com 12 anos de carreira lançam seu primeiro album internacional gravado em inglês, com mais de 17 milhões de discos vendidos e depois de 17 anos de carreira, em 2007 a dupla se separa. A cantora Sandy segue em carreira solo lançando seu album de estréia em 2010 intitulado Manuscrito, a cantora recebeu disco de ouro em apenas duas semanas de lançamento do seu cd.

 2010

Justin Timberlake e Timbaland se juntam novamente e gravam "Carry Out". A música alcança a 9ª posição no top 10 na Billboard Americana.Lady Gaga lançou seus albuns The Fame e The Fame Monster , com singles que fizeram sucesso como "Bad Romance", "Telephone", Poker Face", "Alejandro", "LoveGame", "Just Dance" e "Paparazzi" atingindo altas posições nas paradas mundiais.Katy Perry lança o primeiro single de Teenage Dream, "California Gurls", inspirado na música pop dos anos 90. A música, que homenageia a Califórnia, tem a participação de Snoop Dogg e atingiu a primeira posição na Billboard Hot 100 e Canadian Hot 100.
Pop music

O Pop surgiu nos Estados Unidos na década de 50. O estilo musical é marcado pela conservação da estrutura formal da música: “verso – estribilho – verso”, executada de modo sensível e melódico, normalmente assimilado por um grande público. Ainda são características dos cantores Pop o hábito de fazer cenários de shows extravagantes, muita dança e inúmeros outros artifícios.

Coreografias que mudaram a historia do POP


A clássica coreografia de "Thriller" A clássica coreografia de "Thriller"
Dançar é uma necessidade do corpo. Quem nunca fechou os olhos e dançou sem pudor pelo simples prazer de um sentimento? Seja numa festa ou em casa sozinho? Dançar é liberar energia acumulada independente da habilidade de executar passos ou de ter ritmo para acompanhar a música com precisão. Parafraseando o jornalista e dramaturgo irlandês George Bernard Shaw, “a dança é uma expressão perpendicular de um desejo horizontal”, ou seja, uma necessidade obtusa de se movimentar.


Porém, há algumas coreografias que geram um enorme desejo em vários “dançarinos” de sala e salão. Infelizmente, as academias não atentaram para a possibilidade de criar aulas que ensinem o lendário “moonwalk” ou a frenética “Single Ladies”. Imagina poder queimar calorias e de quebra conseguir arrasar na balada deixando de lado aquela terrível vergonha por não conseguir nem coordenar os braços na hora da “macarena”?


Para que você possa treinar, listamos um top 5 de coreografias que ficaram para a história do pop mundial. Let’s dance!


"Beat It" (1983): Michael Jackson


Michael Jackson comandando a sua gangue de dancarinos em "Beat it" Michael Jackson comandando a sua gangue de dancarinos em "Beat it"
O rei das reboladas mais precisas da história do pop nunca havia aparecido com vários dançarinos repetindo seus movimentos, algo que se tornou marca registrada em suas performances. Em 1983, Michael Jacksontransformou as pistas de dança e causou a febre da coreografia de grupo. Foi o coreógrafo Vincent Paterson, no entanto, quem criou a dança, aparecendo no videoclipe como o líder do grupo branco. Ele também assinou a clássica “Thriller” no ano seguinte (1984). A última performance de “Beat it” por Michael Jackson aconteceu em seu último show no Madison Square Garden, em Nova York, em 2001, na comemoração de seus 30 anos de carreira solo.
Vincent Paterson, que tem 59 anos de idade e mora na Califórnia, ensina: "Nunca imponha seus pensamentos sobre a música. A música vai lhe dizer o que quer fazer" – sigamos o mestre.


"Vogue" (1990): Madonna


Madonna e seu famoso clipe "Vogue"Madonna e seu famoso clipe "Vogue"
Lançado em 1990, o single de maior vendagem da carreira de Madonna alcançou o topo das maiores paradas de sucesso do mundo, vendendo inacreditáveis 6 milhões de cópias. A canção foi em parte inspirada numa dança feita por homossexuais masculinos em discotecas de Nova York. O estilo de dança chamado "Vogue" consiste em realizar uma série de gestos complexos com os braços e mãos de modo a imitar estrelas de Hollywood, bem como as modelos de capa da revista "Vogue". 
Remetendo para os anos 30 e 40 e inspirado nas grandes estrelas de Hollywood da época, o videoclipe, em preto e branco, mostra produções da Art Deco e de obras da pintora polaca Tamara de Lempicka. Grande parte das cenas recria fotografias tiradas por Horst P. Horst. Em 1993, a revista "Rolling Stone" incluiu o videoclipe na oitava posição numa lista dos melhores videoclipes de todos os tempos, porém perdeu o prêmio de melhor coreografia daquele ano para “Rhythm Nation”de Janet Jackson. Vai entender...

"Oh So Quiet" (1995): Bjork



Bjork em "Oh so Quiet" Bjork em "Oh so Quiet"
Está tudo calmo, quando, de repente, Boom! A paixão acontece. 
Com a canção da cantora americana Betty Hutton – que foi casada com o coreógrafo Charles O'Curran – em 1951,  Bjork explode em uma dança contagiante no belo videoclipe dirigido por Spike Jonze em 1995. Lembrando as coreografias dos grandes musicais dos tempos de Betty, muitos bailarinos dançam nas ruas como que contagiados pelo sentimento de paixão, em que tudo é colorido e vibrante. A música é ritmada com alguns momentos de calma, em que imperam os planos sequência em ligeiro "slow motion", criando uma espécie de leveza à melodia, mas que logo em seguida sobem num ritmo e movimento digno dos grandes palcos da Brodway. O coreógrafo Michael Rooney ganhou o prêmio MTV Music Awards de melhor coreografia em 1996 por esse primoroso trabalho. Depois de assistir ao videoclipe, a vontade que dá mesmo é de sair dançando apaixonado por aí, não?
"Single Ladies (Put a Ring on It)" - (2008): Beyoncé



O gesto mais forte da coreografia que ganhou o mundo O gesto mais forte da coreografia que ganhou o mundo
Ok, essa coreografia dispensa apresentações. Desde que a cantora pop mais aclamada do momento, Beyoncé, lançou o videoclipe de "Single Ladies" em 2008, a febre se espalhou da internet para o mundo. Uma legião de imitações e paródias fizeram da coreografia a primeira grande mania da dança deste século e da internet, segundo a revista "Rolling Stone".  
Em preto e branco, sem nenhuma grande complexidade técnica além da intrigante coreografia assinada e executada por Frank Gatson e JaQuel Knight, a cantora e seus coreógrafos dançam em um estúdio com fundo infinito vestindo apenas colant preto e saltos altos. Sim! Se você ainda não havia notado, a “bailarina” que fica à esquerda da cantora é na verdade um bailarino. E a simples faceta ganhou MTV Music Awards de melhor coreografia em 2009, Grammy de melhor canção do ano e mais uma penca de prêmios. 
Embalados pela febre, o cantor Justin Timberlake vestiu o colant e dançou no famoso programa americano “Saturday Night Live”, engrossando a epidemia que chegou a atingir o presidente dos Estados Unidos, Barak Obama. E provavelmente você também já deve ter ao menos chacoalhado a mão esquerda fazendo uma alusão ao “put a ring on it”. O rapper Jay-Z se diz criador do movimento mais repetido dos últimos tempos. “Na verdade, eu criei aquela dança. Eu disse para ela mexer as mãos daquele jeito e ela fez. Eu não teria contado isso a ninguém, não quero que pareça como se eu fosse mais importante”, disse Jay-Z durante entrevista ao programa “Friday Night with Jonathan Ross", da BBC. Verdade ou mentira, que atire a primeira pedra quem nunca tentou imitar o rebolado de “Single Ladies”, mesmo que escondido de tudo e de todos.


"Bad Romance" (2009): Lady Gaga


Lady Gaga em "Bad Romance"Lady Gaga em "Bad Romance"
É claro que Gaga não poderia ficar de fora desta lista. Afinal, não há balada em que não toque os hits da “monster” do pop. "Bad Romance", lançado em novembro de 2009, é o primeiro single do segundo álbum de Gaga, intitulado "The Fame Monster". A faixa ocupou o primeiro lugar das paradas no Reino Unido e no Canadá e foi apresentada pela artista no American Music Awards do ano passado. O videoclipe dirigido por Francis Lawrence, que já trabalhou com nomes do pop como Britney Spears, Shakira e Aerosmith, bateu o recorde nesta quarta-feira (14) como vídeo mais visto de todos os tempos no site YouTube, com quase 180 milhões de acessos. Em março deste ano, Gaga já havia quebrado outro recorde: o de artista com maior número de visualizações no YouTube – e no site semelhante, Vevo. Na época, a soma dos números de acessos dos vídeos “Poker Face”, “Bad Romance” e “Just Dance” ultrapassou a marca de 1 bilhão. Mas a dancinha “Monster” da nossa heroína pop conquistou todos justamente por não exigir nenhuma habilidade ou coordenação motora. Além de fazer alusão a outro clássico das coreos pop, a eterna e premiada “Thriller” de Michael Jackson. 


Outras dancinhas memoráveis que caberiam nessa lista estão em  “Hips Don’t Lie” da rebolante Shakira, “Lady Marmelade” com Christina Aguilera, Lil' Kim, Mya e Pink, “Crazy Love” de Beyoncé e mais outras tantas. Até “Não se Reprima” dos Menudos entraria na dança para relaxar, mas você não teria fôlego para todas de uma vez só, certo? Quem sabe em aulas sequenciais na academia não fosse possível matar a vontade e ainda queimar calorias? Afinal, a Cantora Olivia Newton John, em 1981, já ensinava: “Let’s Get Physical”.   

Fontes:http://www.colheradacultural.com.br/content/20100505060326.000.5-N.php

2 comentários:

  1. Muito bom a parte de Michael Jackson . O blogspot esta bom fala de tudo um pouco ! A parte Pop Music e a melhor do blog.

    ResponderExcluir
  2. Demais.Está muito, muito bom.

    Parabéns!

    ResponderExcluir